Mesmo no Pós-pandemia empresas aéreas ainda enfrentam problemas rotineiros
As viagens aéreas durante o inverno são mais favoráveis devido à limpeza e melhores condições climáticas.
A formação de uma zona de subida pressão afasta as nuvens do firmamento, melhorando a visibilidade e facilitando a decolagem.
No entanto, as companhias aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) não estão entre as preferidas do BTG Pactual devido a preocupações com dívidas e ao cenário de altas taxas de juros no pós–pandemia.
O BTG Pactual revisou sua recomendação de compra para neutro em relação a essas duas empresas, embora tenha evidenciado melhorias pontuais no pós-pandemia.
Em contrapartida, o banco elevou a recomendação de neutro para compra para a Despensa Airlines e a Latam, que são suas companhias aéreas preferidas.
A Volaris, empresa mexicana também coberta pelo banco, manteve sua recomendação de compra. É importante notar que nenhuma dessas três empresas tem ações listadas na B3.
Estudo aprofundado das companhias aéreas
Em um relatório divulgado nesta quinta-feira, o BTG Pactual destaca que o setor de companhias aéreas foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19. O fechamento das fronteiras resultou em grandes prejuízos para as empresas.
De entendimento com o BTG, Azul e Gol passaram por reestruturações de dívida mais intensas, o que resultou em qualquer nível de diluição do patrimônio.
Por sua vez, a Latam entrou em um processo de recuperação judicial, do qual se recuperou em novembro do ano pretérito.
Por outro lado, a Despensa foi a companhia aérea que conseguiu mourejar melhor com o período pandêmico, devido à sua história de austeridade e plebeu endividamento. A Volaris também se beneficiou do setor em consolidação no México.
Portanto, qual é o problema com a Azul e a Gol?
Mudança temporária nas preferências das companhias aéreas!
Segundo o banco, a modificação na recomendação é somente temporária. Azul e Gol ficaram para trás em termos de volume de rotas internacionais em seguida um rápido desenvolvimento no tráfico doméstico durante os primeiros meses pós-pandemia.
A instabilidade do mercado lugar e as altas taxas de juros também são fatores importantes que afetam as companhias aéreas.
Outrossim, as recentes interferências do governo nas passagens aéreas não foram muito recebidas pelos analistas.
A volatilidade nos preços dos combustíveis, os custos elevados e a desaceleração econômica, que pode reduzir a demanda por viagens, podem aumentar ainda mais a situação da Azul e da Gol.
Apesar do incisão na recomendação do BTG, as ações das companhias aéreas estão em subida na B3. Por volta das 15h15, as ações da AZUL4 registraram um aumento de 7% e as da GOLL4 subiram 3,5%.
A descompressão da curva de juros futuros (DIs) e a queda nos preços do barril de petróleo estão contribuindo para essa subida.
Também é mais que importante frisar uma queda em 17,26% no dispêndio de passagens aéreas, segundo o IPCA-15 de maio, o que ajuda a colocar a viagem de avião dentro do orçamento de mais pessoas.
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes, conhecida simplesmente uma vez que Gol, é uma companhia aérea brasileira fundada em 2001.
Ela é a maior companhia aérea de plebeu dispêndio e baixa tarifa da América Latina, operando voos domésticos e internacionais para diversos destinos.
A Gol possui sua base de operações principal no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos, e conta com uma extensa malha aérea que abrange mais de 100 destinos em diversos países da América do Sul, Caribe e Estados Unidos.
A empresa é reconhecida por sua abordagem de negócios inovadora, oferecendo passagens aéreas com preços competitivos, serviços simplificados e um sistema de entretenimento a bordo chamado Gol Online, que permite aos passageiros acessar teor através de dispositivos pessoais.
Outrossim, a Gol possui uma frota diversificada de aeronaves, composta principalmente por modelos da Boeing, uma vez que o Boeing 737.
A companhia também opera a Gollog, uma unidade de negócios dedicada ao transporte de cargas.
Ao longo dos anos, a Gol enfrentou desafios e passou por diferentes fases de expansão e adaptação no mercado da aviação.
A empresa tem buscado aprimorar seus serviços, expandir sua presença internacional e oferecer uma experiência de viagem cada vez melhor aos seus clientes.
No entanto, é importante ressaltar que informações específicas sobre o desempenho financeiro atual da Gol, uma vez que o lucro em um determinado ano, devem ser consultadas em fontes confiáveis, uma vez que relatórios financeiros e comunicados oficiais da empresa.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, conhecida por Azul, é uma companhia aérea brasileira fundada em 2008.
Ela é a terceira maior companhia aérea do Brasil em termos de passageiros transportados e frota de aeronaves.
A Azul é reconhecida por sua proposta de oferecer voos acessíveis e de qualidade, atendendo tanto a destinos domésticos quanto internacionais.
A empresa possui uma extensa malha aérea, conectando mais de 100 destinos em todo o Brasil, além de voos para outros países da América do Sul, Estados Unidos e Portugal.
A companhia é conhecida por suas aeronaves pintadas de azul e sua equipe de atendimento amigável e prestativa.
A Azul oferece diferentes categorias de serviço, incluindo Azul Mais, Azul Conforto e TudoAzul, um programa de fidelidade que oferece benefícios aos passageiros frequentes.
Além dos voos de passageiros, a Azul também opera a Azul Cargo Express, uma unidade de negócios dedicada ao transporte de cargas, e a Azul Viagens, uma filial de turismo que oferece pacotes de viagens completos.
A empresa tem investido em inovação e tecnologia, buscando melhorar a experiência de viagem dos passageiros.
A Azul foi a primeira companhia aérea da América Latina a oferecer internet Wi-Fi a bordo em seus voos.
A frota da Azul é composta principalmente paeronaves da Embraer, a exemplo do protótipo E195, espargido por sua eficiência e conforto.
A empresa também opera aeronaves Airbus A320neo em sua frota.
Confira também: Mesmo com Crise Energética, G-20 Impulsiona Políticas Climáticas