Efetuar Portabilidade de Crédito para outro banco seria algo mais vantajoso?
Muita gente não sabe, porém todas as pessoas possuem condições de realizar a portabilidade de crédito efetuando assim a transferência de seus saldos devedores para outro banco que proporcione melhores condições.
Esse direito tem por objetivo oferecer meios viáveis aos consumidores brasileiros, permitindo que eles evitem continuar pagando taxas elevadas em linhas de crédito por desconhecerem a possibilidade de transferência para outra agência bancária.
O que seria então portabilidade de crédito?
A portabilidade de crédito trata-se de um meio onde o cliente que deseja fazer a troca uma dívida dispendiosa por uma que lhe venha oferecer assim mais vantagens.
Por exemplo, caso você tenha contratado um financiamento com a agência 1 e, posteriormente, descobriu que a agência 2 esta lhe oferecendo taxas muito mais favoráveis.
Com esse meio, é verosímil efetuar a transferência de seu saldo devedor para a agência 2, reduzindo assim todas as taxas juntos ao montante total desse valor cobrado.
Aliás, é até verosímil obter meios para pagamentos ainda mais favoráveis para realizar seu empréstimo.
Segundo a resolução nº 4.292 de 2013, emitida pelo Banco Central, é conhecida por lei para efetuar portabilidade de saldos devedores.
Essa lei foi instituída como forma de assim promover a competição entre as agências bancárias e aprimorar assim os meios de pagamentos aos seus clientes.
Sendo assim, o cliente poderá fazer a escolha de qual agência bancária lhe oferecerá as melhores opções.
No entanto, muitos clientes desconhecem a possibilidade de efetuar a solicitação de portabilidade na hora que quiserem.
Todo esse sistema deverá então de forma imediata efetuar o cancelamento do contrato inicial e o pagamento do saldo devedor da agência original para a agência nova.
No entanto, é importante ressaltar que os valores e os prazos dessa nova operação não poderão ser maiores do que a dívida ao tempo que ainda falta para pagamento.
Entenda a maneira de como é feita a portabilidade de crédito
A portabilidade de crédito é regida por uma série de diretrizes estabelecidas pelo Banco Central.
Em conformidade com a primeira resolução, as agências bancárias são obrigadas a efetuar a portabilidade de todos os meios de pagamento.
Isso quer dizer que a agência bancária deverá acatar essa nova portabilidade, porém poderá assim caso deseje oferecer ao cliente uma outra proposta.
Cabe ao cliente determinar se aceita ou não essa contraproposta. De outra forma o banco que deverá obter a dívida do cliente não é obrigada a receber esse novo cliente ou deixar por igual o valor oferecido pela primeira agência bancária.
Caso isso ocorra, o novo banco pode estudar novamente o crédito do cliente e não aceitar a portabilidade de crédito.
Antes de efetuar a portabilidade, a pessoa precisa fazer a solicitação de um documento em descrição de crédito, obtendo assim todos os processos que deverão envolver essa nova operação. Dessa forma, ele pode confrontar as ofertas e optar qual das duas será mais atrativa.
Depois de determinar qual portabilidade será a melhor e ser autenticado pela nova instituição, a pessoa pode dar início ao processo.
Esses processos entre os bancos serão realizados de forma eletrônica, em conformidade com os meios estabelecidos pelo Banco Central.
Sendo assim, a nova agência bancária deverá remunerar o saldo para a agência de origem, efetuando assim o valor do empréstimo.
Todos os valores relacionados a essa operação, poderão ser descontados do optante. Aliás, há também a portabilidade por meio de troco, na qual o valor diferente é enviado para a conta bancária desse solicitante.
Quanto Custa?
Normalmente, não são cobradas tarifas nessa operação, exceto em documentos contratados que envolvem algum imóvel ou leasing.
No entanto, a nova instituição bancária poderá efetuar a cobrança de um valor para cadastramento.
Sendo assim, a pessoa terá posteriormente efetuar o cancelamento do acordo de maneira grátis, porém a agência bancária não tenha feito ainda o pagamento a agência bancária de origem.
Quem pode solicitar a portabilidade de empréstimo?
Todos os tipos de pessoas, sendo ela física a qual possua algum termo de operação de crédito junto a uma agência financeira Sistema Financeiro Vernáculo (SFN) poderá efetuar a solicitação de portabilidade. Veja o modo mais simples para realizar esse processo:
- Efetuando a comparação das taxas de juros
Realize simulações em diferentes empresas, considerando o mesmo valor, confrontando assim todas as taxas que serão cobradas CET. Opte pela agência que irá lhe propor as ofertas mais atrativas para seus débitos.
- Solicite informações ao seu banco
Será necessário obter as seguintes informações sobre seus débitos para efetuar assim a sua portabilidade:
- Código contratual;
- Valor do débito atual;
- Documento que aponta o crescimento do valor do débito;
- Meios para pagamentos;
- Meios de créditos;
- Valor dos juros nominais e efetivas anuais;
- Valor estipulado para cada parcela, oferecendo de forma detalhada o montante superior e demais cobranças;
- Tempos total e restante;
- Prazo da última parcela do acordo.
- Negociando com a nova instituição
O novo banco pode não aceitar a portabilidade. Portanto, negocie com ela e, ao receber uma proposta favorável.
Tipos de Portabilidades
A portabilidade no que diz respeito ao empréstimo consignado é um tipo específico de portabilidade, voltado a clientes que estão com seus empréstimos sendo descontados em folha de pagamento.
Essa portabilidade possui regras e condições específicas, que devem ser verificadas junto às instituições financeiras.
Lembre-se de algo fundamental, compreender as condições e os termos do contrato antes de realizar qualquer portabilidade de crédito.
Já a portabilidade de empréstimo para o consignado esta disponível para as pessoas que são registradas como funcionário público, pessoas que trabalham em alguma empresa privada, para aposentado e também os pensionistas.
O novo banco necessita possui um convênio com a agência que ira realizar o pagamento do salário ou favor do cliente.
A portabilidade geralmente pode levar até 10 dias úteis, mas poderá variar em conciliação com o sistema de crédito da instituição financeira.
Portabilidade nos financiamentos de imóveis
Poderá solicitar as pessoas que estejam vinculadas a algum tipo de crédito imobiliário. O novo sistema bancário deverá efetuar a liquidação dos valores em aberto junto a agência de origem, propondo assim outros meios para financiamento do restante.
Portabilidade nos financiamentos de veículos
Também é verosímil efetuar a portabilidade no caso de veículos para outra agência que venha oferecer meios para pagamentos mais acessíveis.
Melhores bancos para efetuar a portabilidade
Qualquer instituição financeira proporciona a condição para portabilidade.
Cada uma delas oferece suas modalidades e o cliente poderá negociar de forma direta. Conheça algumas delas que oferecem esse sistema de portabilidade:
- Agência Caixa: Conta com as portabilidades de salários, créditos imobiliários, créditos pessoais e créditos consignados.
- Agência Itaú: Conta com transferências de empréstimos ou financiamentos com juros mais atrativos.
- Agência Santander: Conta com a portabilidade de salário, créditos consignados, créditos imobiliários e também previdência.
- Agência Safra: Conta com a portabilidade de crédito.
- Agência Bradesco: Oferece o deslocamento de valores abertos de empréstimos e financiamento.
- Agência Banco do Brasil: Oferece a portabilidade de empréstimos consignados e também os não consignados.
- Agência Inter: Conta com a portabilidade de empréstimo consignado. Conta com a redução de valores de empréstimos, caso necessite estabilizar o mesmo valor.
Vale a pena fazer a portabilidade?
A portabilidade bancária é uma ótima pedida para as pessoas que passam por problemas para arcar com os valores da prestação mas precisa efetuar o pagamento de seus débitos de forma rápida.
No entanto, é necessário explorar cuidadosamente sua situação financeira e calcular o valor ainda desobstruído.
É importante evidenciar que a portabilidade só é vantajosa quando o CET de uma nova operação seja inferior ao proposto anteriormente. Veja os pontos principais antes da efetivação:
- Qual o valor do débito?
A portabilidade somente deverá ser feita quando tiver o saldo devedor exato em mãos. Somente com essas informações será verosímil seguir com o novo acordo.
- Faça uma avaliação de quanto poderá pagar
Registre todas as receitas e despesas, incluindo pagamentos de contas e dívidas, além das despesas diárias.
Avalie quais gastos podem ser reduzidos ou eliminados. Faça uma conferência dos débitos com as parcelas que serão pagas mensalmente e sua renda. Prossiga com a contratação somente se os números apontados não comprometer mais de 30% de sua renda.
Confira também: Números Apontam que 55% das Mulheres já Conquistaram sua Independência Financeira